terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Quem Deus procura



"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura."
(João 4:23)

No seu encontro com a mulher samaritana, Jesus se preocupou em ensinar, dentre outras lições, o verdadeiro sentido da adoração. Nesse tempo, havia uma discórdia entre judeus e samaritanos quanto ao verdadeiro lugar de adoração. Os samaritanos diziam que se devia adorar a Deus no Monte Gerizim, enquanto os judeus diziam que se devia adorar em Jerusalém (v.22). Jesus adverte que o lugar em que se deve adorar é o que menos importa, pois o que são necessários são os verdadeiros adoradores (v.23)! O modo como a adoração era concebida pelos dois povos (judeus e samaritanos) estava incorreta, visto que era usada como pretexto para discórdia, em vez de comunhão. A adoração deve ser espiritual e verdadeira (v.24). Quem são os verdadeiros adoradores? São aqueles que adoram ao Deus verdadeiro em todos os lugares. Um adorador de verdade não se prende a ritos e tradições, formas e lugares, pois entende que adoração não é algo esporádico, mas um estilo de vida. Adoração vai além da emoção dos hinos que são cantados na igreja, pois ela não se apresenta do exterior para o interior, mas o inverso. A adoração deve vir de dentro de um coração agradecido e convicto da majestade do Deus Todo-Poderoso, o qual está em todos os lugares.

Muitos cristãos que lotam as igrejas evangélicas em todo o mundo confundem adoração com emoção. Infelizmente, esta concepção de adoração afasta as pessoas de Deus, em vez de trazê-las para ele. Jamais Deus terá por digna a adoração de alguém que em sua vida privada, se manifesta com atitudes reprováveis e, na igreja age como se nada tivesse acontecido, sem nenhum ressentimento ou arrependimento. Deus é santo, tem caráter, é justo e fiel. Jamais poderemos usar uma "mascára de santidade" e ficar impunes, pois Deus conhece verdadeiramente os que o adoram e sabe que estes prezam por bons princípios e têm caráter inquestionável.
Seja um adorador de caráter!

2 comentários:

Gabriela Medrado disse...

Que nos tornemos adoradores por excelência!

Unknown disse...

Glória a Deus! JESUS CRISTO é Maravilhoso!